quarta-feira, 25 de março de 2009

Cartagena é chévere!!!!!

Como eu já esperava Cartagena é maravilhosa!!!

20/03/09

Tiramos a manha do primeiro dia para ver a Internet, e-mails, mandar e saber notícias da família, etc… Eu estava preocupada pq justo agora que estou longe meu pai ficou 02 semanas internado e semana passada fez uma cirurgia para tirar uma pedra da vesícula.. Imaginem minha preocupacao! Ligava para casa e ninguem atendia e quando conseguia falar acabava em choro! Mas agora está tudo bem!!

Marcamos um City Tour para 14:00 hrs para ouvir as explicacoes sobre a parte historica e depois ver tudo com mais calma, sozinhos.
Qual nao foi a surpresa quando chega na porta da pousada um caminhao/trenzinho todo colorido, com música colombiana tocando e cheio de gente que tínhamos visto na rua de manha e eu falei pro Gabris que queria passear naquilo!! Hahaha… Queria passear e nao fazer o City tour! Rs…

Achei que ía ser uma roubada pq estava cheio de estudantes fazendo bagunca e mal conseguiamos entender o que o guia falava… A primeira parte realmente foi pq nao aproveitamos quase nada com a falaria, mas depois valeu quando o “trenzinho” parou no Monasterio de La Popa e no Castillo San Felipe de Bajaras, que é lindo demais!! O passeio custou 35.000 pesos (já com o descontinho chorado! Rss..) e incluía a entrada nesses dois lugares!! Valeu!!! O Castillo é muito legal!! Andamos por túneis “macabros” (rss) e valeu pelas explicacoes tbém!!! O pior foi uma hora que o guia falou com uma voz assustadora dentro do tunel!! Para mim pareceu um fantasma susurrando no meu ouvido!! Hahaha… E uma menina quase teve um “treco” de susto!! Rs…

O passeio terminou com uma parada “estratégica” nas Bovedas, uma construcao antiga onde hoje é um mercado com dezenas de lojinhas de artesanato! Eu e o Gabris resolvemos ficar por lá mesmo e continuar caminando pelo centro histórico!


Subimos na muralha (que cerca o centro histórico de Cartagena) e vimos o por do Sol lá de cima!! Lindo!!!
Depois continuamos a andar e eu estava achando tudo maravilhoso, mas estava pensando que estava fora da muralha… Coisas de Renata.. rs… Pensei comigo: Se está tao lindo aquí como deve ser lá dentro?? Foi ai que o Gabris falou que já estávamos dentro!!! Hahaha… Eu estava esperando passar por um dos portais, mas o trenzinho já nos tinha deixado lá dentro! Rs…

Tirando minhas trapalhadas de lado, caminhamos um monte por aquelas ruazinhas charmosas, onde a cada minuto dá vontade de dar um click!! Rs.. Cada momento aparece uma construcao bonita, uma varanda toda florida, os balcoes que sao marca registrada das construcoes de lá, etc. Além disso a cada quadra tem um (ou vários) barzinhos ou cafés com mesinhas na calcada, cheios de gente de todo o mundo! Para variar todos falavam em ingles comigo! Rs.. Ontem um senhor me pediu dinheiro na rua em ingles!!! Essa foi a melhor!!  Rss.. I´m hungry, disse ele. One thousand (pesos). Rs… Pode??



    
Balcoes de madeira nas casas do centro historico de Cartagena

Voltando.. rs.. Anoiteceu logo e aí as fotos já nao ficavam boas. Continuamos andando e paramos para comer um crepe na Plaza Bolívar e vimos algumas apresentacoes de danca típica feitas por um grupo de jovens na praca mesmo! Quando eu já estava beeeem cansada resolvemos voltar pro hotelzinho que ficamos em Bocagrande. Demoramos um tempao pra achar a saída que queríamos pq o centro histórico é um labitinto, daqueles deliciosos de se perder!! rsss... Um rapaz viu qe estávamos perdidos e comecou a falar o nome das ruas que estavamos e varios pontos de referencia por perto!! Demos risada e agradecemos encarecidamente!!! haha... É impressionante como a maioria dos Colombianos faz questao de ajudar! Sempre vem um: "A la ordem" ou um "Con mucho gusto!" e isso é legal demais!!!

Conseguimos sair da muralha mas nao descobrimos onde passava o onibus e acabamos pegando um taxi.

***********
Agora sao 23:38 e vou voltar pro hotel, que fica grudado com o terminal de onibus. Amanha vou descobrir o que fazer aquí em Medellin, já que nao estava nos meus planos e no material que trouxe impresso nao fala nada sobre..rs..

Detalhe: O motorista e o “cobrador” do onibus que vim de Cartagena foram super legais comigo e me deixaram na porta desse hotel. Eles falam tao rápido e embrulhado que eu nao entendo metade do que eles falam, mas mesmo assim dá para se virar!! Deve ser o sotaque da regiao! Tá loco viu??!! Rs…

Amanha continuo contando os outros 3 dias em Cartagena e tento posta rumas fotos!!!

Bjos para todos!!!

***********************
21/03/09

Dia de curtir o centro histórico com calma!! Era tudo que eu queria!!

Pegamos a “buseta” e descemos perto da muralha. Tomamos um desayuno bem gostoso num restaurantinho perto da praca dos estudantes, que fica na frente da Universidade de Belas Artes e é ponto de encontro dos jovens de lá!!


A entrada principal do centro histórico, com a muralha e a torre do relógio


Plaza de La Aduana

Andamos por todas as ruas que tínhamos direito e mais um pouco! Rss… Entramos no museu/igreja San Pedro Claver e depois continuamos caminhando. Foi aí que aconteceu uma cena inusitada até entao! Um rapaz que já tinha me interceptado na rua para que eu entrasse na “exposicao” de esmeraldas (que é a pedra preciosa mais encontrada na Colombia) parou eu e o Gabris, querendo que entrásemos na Loja. Depois perguntou de onde éramos e falou que a noite teria uma festa super legal lá perto, com salsa, merengue, reggaeton, etc.. Aí ele soltou a pérola: “Tenemos maconha también!!” como se estivesse oferecendo um souvenir qualquer!!! Kkkkk…. Acho que eu ou o Gabris devemos ter feito uma cara surpresa ou de paisagem e ele completou: “Aquí es normal!”.. rs… Eu só falei: “No me gusta” e fomos andando e rindo da situacao!! Rs… Foi a única vez que aconteceu isso por aqui! Rss…


Igreja San Pedro Claver


Era sábado e a cidade estava abarrotada de dezenas de grupos de turistas, todos andando juntinho e cada um deles com uma camera na mao! Era engracado de ver!! Rs… Nao que nós nao fossemos turistas e nao estivéssemos com nossas cameras em punho, mas ver os grupos é engracado mesmo!! Hehehe…


A cúpula da Catedral (nao consigo girar a imagem..rs..)

Andamos mais e entramos nos dois museus que eu queria ir! O Museo de La Inquisición e o Museo del Oro!! O primeiro é interessante e o segundo é lindo!!! Andamos mais e achamos a Plaza Santo Domingo, onde eu queria tomar uma limonada com água de coco que tinha lido que era gostosa! Paramos no Café Santo Domingo, tomei a limonada (que é boa mesmo!) e aproveitamos para comer, já que eram + de 15:30 da tarde!

Detalhe do Museo del Oro

Plaza Santo Domingo

Tudo é chique aqui!! rs..


Pela manha já tinha visto um casal (recem casado) tirando fotos e sendo filmado nas ruas. Agora vimos outro casal passando em uma das carruagens que fazem passeios pela cidade histórica! Todos na praca pararam para aplaudí-los!


Que tal um passeio assim?!!

Tiramos fotos da escultura “A Gorda” de Botero e voltamos a andar! Fomos em direcao das Bovedas (para comprar lembrancinhas) e vimos um casamento acontecendo no alto da muralha no fim da tarde, com toda infraestrutura montada, buffet, mesas, música, pista de danca, etc!!! Lindooooo demais!!!! Falei pro Gabris que se algum dia eu casar vai ser em Cartagena!! Hahaha.. E os convidados vao ter que ir!!! Kkkkkkkk… Mas que achei chiquérrimo, isso eu achei!!! Rs…


     
Casamento na muralha


Detalhe da muralha

Fomos embora lá pelas 19:00 hrs. Pegamos o bus, fomos pro hotelzinho, tomamos banho, descansamos e surpreendentemente o Gabris quis voltar pro Centro histórico a noite! Rs.. Ele nao gosta NADA de balada e eu queria ir pelo menos um dia ver o povo dancar salsa, etc..
Nos arrumamos e fomos, mas cegando lá ele nao quis entrar em nenhum dos bares.. Eu tinha achado muito estranho mesmo… Fazer o que, né?? Hehe…

Nao ficamos nos bares da Plaza Santo Domingo pq era caro e o Gabris sugeriu irmos num bar que fica em cima da muralha e vimos de longe, passando. Topei mas quando cegamos lá era um bar super badalado, com mesas e uns tipos de sofás / camas gigantes onde o pessoal ficava sentado junto, bebendo e conversando. O Gabris exitou mas eu quis ficar! Rss.. Sentamos e vimos que era tudo mais caro que os outros lugares!! Rss… A musica que tocava era meio eletronica, meio lounge, sei lá.. O clima do bar era legal! Ainda mais estando em cima da muralha toda iluminada! De repente um casal subiu nas laterais de uma especie de palco e comecou a fazer uma performance de danca! O Gabris devia estar se sentindo um peixe fora d´água! Rss… Fiz até um filminho do casal dancando e do Gabris, para registrar o acontecido!! Rss… Deu meia noite e falei: A hora que quiser ir é só falar! Palavra mágica! O Gabris qui sir na hora! Hahaha….

Voltamos pra Bocagrande de taxi e procuramos um lugar pra comer, pq nao tínhamos jantado. Comemos uns salgados numa panaderia e fomos dormir.
 

9 comentários:

  1. êbaaaa, to louca pra ver as fotos! Demais Rê! to aguardando os novos posts, bjus
    Fica d Deus
    ;-))))

    ResponderExcluir
  2. Menina... que alegria ler tudo isso. Matei as saudades. Eu vivi em Cartagena por 6 meses nos anos de 94 e 95, a trabalho. Eu visualizei tudo o que vc descreveu. Deu vontade de voltar lá como turista, e já está nos nossos planos. Beijos carinhosos.

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que é mais legal de tudo isso? É divulgar o quanto é interessante e maravilhoso um lugar que nem imaginamos como é pois não é divulgado em mídia e muito menos em agências turísticas e etc... Quantas pessoas conhecemos que já foram ou desejam conhecer Cartagena, Salto Angel ou até mesmo o Deserto do Atacama? Azar dessas pessoas... como já dizia Nelson Rodrigues, "Toda unanimidade é burra".

    [ ]´s

    Rapha.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Renatita!!!
    Aproveite bastante!!!! Você merece!!!!
    Bjo
    Márcia

    ResponderExcluir
  5. Oi Monica!!
    Acrescentei o texto do segundo dia de Cartagena aqui nesse post mesmo e coloquei algumas fotos!!
    Fica com Deus tbém!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Marco!!!!
    Legal vc por aqui!!!
    É verdade!! eu lembro de vc comentar sobre ter trabalhado lá!!! Que bom que curtiu o relato!!! Acrescentei mais um dia agora e algumas fotos! Assim vc relembra!!
    Com certeza vai ser legal se vc voltar pra lá pra curtir mesmo!! Como é lindo, nao??!!
    Valeuuu!!
    Bjos pra vc tbém!

    ResponderExcluir
  7. Verdade Rapha!!!
    Eu comentei com o Gabris que conheco poucas pessoas que já foram pra lá ou que tem vontade de ir, mas é por pura falta de divulgacao, ou nao é um dos destinos mais procurados, mas vale muito a pena!! Com certeza!!
    Dá uma lida no novo texto que postei aqui mesmo e nas fotos!!
    Abs!!

    ResponderExcluir
  8. Valeu Marcia!!! Estou aproveitando o que posso!! :)
    Obrigada!!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Opa,

    Podexá que eu to acompanhando sua trip de pertinho, muito show!

    Eu já tinha em planos um dia conhecer o Monte Roraima, Salto Angel... mas tenho tantos projetos que a muitos anos estou planejando concretizar que nem sei ao certo qual virá primeiro rs.

    Boa Viagem!!!

    Rapha.

    ResponderExcluir