segunda-feira, 22 de março de 2010

Mangue Seco - BA



09/02/2010

Meu aniversário e eu sozinha no Nordeste!!
Tudo bem!!! Foi escolha minha!! E como presente me dei ao “luxo” de contratar o passeio para Mangue Seco através de uma agência. O único da viagem! Os outros foram feitos de forma independente!

No dia anterior, a Rose (dona da pousada) ligou para a Top Tour e agendou minha ida, com saída as 08:00 horas da manhã! No caminho passamos por todas as praias do litoral Sul e fizemos a travessia do Rio Vaza Barris. Na balsa comecei a conversar com a Ceres e o Manuel, um casal bem bacana de Pelotas/RS!! Depois continuamos na van até o ponto onde pegamos a lancha para a vila de Mangue Seco. Lá foi preciso contratar um bugueiro para cruzar as dunas e nos deixar na praia. R$ 60,00 por bugue, para no máximo 4 pessoas. Dividi com outro casal que conheci no passeio, a Sâmara e seu marido, de Minas Gerais!

Fizemos algumas paradas no caminho para curtir o visual e tirar algumas fotos!!! Chegando na praia o bugueiro nos deixou na barraca mais famosa, onde os preços “acompanhavam” a fama!! Rss.. Eu segui as dicas da Internet e fui caminhar pela praia a procura da Barraca da Inês, com preços mais justos e bom atendimento! Escolhi uma mesinha sossegada, onde a pessoa mais próxima devia estar a uns 50 metros de distância (rss) e pedi uma SKOL para matar a sede e o calor e comemorar meu aniversário!! :)

Logo depois a Ceres e o Manuel vieram sentar comigo e pedimos algumas porções para petiscar!! Ficamos ali batendo papo por um bom tempo e lá pelas 14 horas voltamos para a barraca principal, onde o bugueiro iria nos buscar! Ainda deu tempo de entrar no mar e caminhar um pouco para o outro lado da praia! Na volta para a vila paramos mais uma vez nas dunas, onde um pessoal estava fazendo Sand Surf. Depois disso, com todos meio cansados, fizemos o caminho de volta para Aracaju!

À noite saí para dar umas voltas na orla e para jantar! Fui no Cariri, pois as recomendações eram muito boas e eu sabia que a banda do outro dia estaria tocando de novo! Mas não virei forrozeira, não! Foi só pra entrar no clima do lugar!! Rss.. Logo na entrada escutei a Ceres me chamar e fui sentar com eles! Papeamos bastante, tomamos uma cervejinha e eles me deixaram experimentar o Escondidinho de Carne Seca, que no cardápio está como “Torta de Macaxeira à Moda da Casa”!!! Uma verdadeira delícia!! Dá água na boca só de lembrar!! Rss... Depois eles foram embora pq tinham que acordar muito cedo para ir pro Cânion do Xingó!
Por coincidência, a Sâmara e seu marido estavam na mesa de trás e me chamaram pra sentar com eles tbém! Não resisti e pedi uma Torta de Macaxeira pra comer junto com eles!! Rss.. Ficamos mais um tempão papeando, trocamos e-mails e fomos embora descansar para o próximo dia!! :)

-> Como chegar (a partir de Aracaju):
Por agência o trajeto é feito pela orla e custou R$ 75,00 incluindo o transporte, a balsa e a lancha (valor do bugue à parte). Para quem vai de carro existe também a opção pela BR-101.

Saindo de Aracaju (pela orla) são cerca de 80 km até Mangue Seco. Acesso pela Rod. José Sarney até Mosqueiro. Com a inauguração (em 30/03/2010) da ponte Joel Silveira (via sobre o rio Vaza Barris) não é mais necessária a travessia de balsa. Passando a ponte, segue a estrada até o Porto da Nangola no povoado do Porto do Mato. Neste local é possível deixar o carro em um estacionamento e pegar o barco ou lancha para fazer a travessia (de 15 minutos) do rio Real até Mangue Seco.

De Salvador são cerca de 255 km (acesso pela Estrada do Coco e Linha Verde, BA-099).

Legendas (fontes):
http://www.feriasbrasil.com.br/ba/mangueseco/
http://www.viagensmaneiras.com/viagens/mangueseco.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Vaza-Barris

Restaurante e Casa de Forró Cariri:
http://www.cariri-se.com.br/index.php


free counters

12 comentários:

  1. insertMulTV('renatamaciel:video:22','upload-renatamaciel-22','');

    ResponderExcluir
  2. Feliz Aniversário atrasado :o)

    Aí num foi cenário de uma novela? Eu sou ruim de novelas rsrsrsrs...

    abs.

    Rapha.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Rapha!! :)

    Mangue Seco foi cenário de "Tieta do Agreste" de Jorge Amado! O filme e novela!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  4. Vixe Maria, como pude esquecer de Tieta... to trabalhando demais... ainda largo a área de TI...

    ResponderExcluir
  5. rss... Verdade! Tem que "fugir" um pouco da correria!! :)

    ResponderExcluir
  6. Que enorme ele está aqui!
    Conheci o Vaza-Barris "criancinha" lá em Canudos. Veja só que diferença na foto http://lrafael.multiply.com/photos/album/13#photo=35.

    ResponderExcluir
  7. Que diferença hein Rafael!!
    Digamos que em Canudos ele é praticamente um "recém nascido"!! rsrsrs...
    Eu vi esse seu álbum esses dias e tbém me chamou a atenção!! Esqueci de comentar isso com vc!

    ResponderExcluir
  8. Essa nossa Bahia é muito linda, tanto a ver, tanto a navegar...

    ResponderExcluir