segunda-feira, 17 de maio de 2010

Barra de Santo Antônio - AL



13/02/2010

“A simplicidade do vilarejo de Barra de Santo Antônio cativa os visitantes, que lá encontram paisagens diversas – dos coqueiros e águas transparentes da praia do Morro às ondas fortes e falésias multicoloridas de Carro Quebrado, ponto de nudismo ocasional. A 44 quilômetros de Maceió, Barra de Santo Antônio abriga ainda as desertas praias de Pedra do Cebola e da Ponta do Gamela; e a Ilha da Croa, salpicada de piscinas naturais.”

Acordei de madrugada com a movimentação da Val chegando no quarto do hostel. Era bem mais tarde do que estava previsto, pois ela teve que enfrentar uma fila super demorada no aeroporto de Maceió para a retirada do carro que alugamos com o desconto para segurados da Porto Seguro! A Val mal teve tempo de descansar direito, pois acordamos bem cedo para aproveitar o dia!!

A intenção de passar o Carnaval em Maceió era justamente para fugir do Carnaval (rs), já que lá não tem muito agito nessa época mas, ao pegar a AL-101 no sentido norte do estado já percebemos, pelo engarrafamento, que mais pessoas além de nós tiveram a mesma idéia!! Kkkk...

Custou um pouco mas chegamos a Barra de Santo Antônio! Logo na entrada nos ofereceram guias para conhecer as praias, mas como já havíamos lido sobre isso sabíamos que era fácil se virar por lá sem eles. Fomos adiante, mesmo avisadas que a fila da balsa para a Ilha da Crôa estava enorme! Pagamos pra ver e “quebramos a cara” pois a fila realmente estava grande e demorada! O caminho alternativo para a Ilha, que na realidade é uma península, é bem mais longo e passa por muitos canaviais com várias bifurcações, e só alguém da região conseguiria se virar por lá! Resumindo, voltamos para a entrada de Barra de Santo Antônio e “contratamos” um guia local pelo valor que achássemos justo no final do dia! Realmente era necessário! Os canaviais são um verdadeiro labirinto e o menino nos levou certinho para Carro Quebrado, chegando pelo alto e não pela areia!! A vista lá de cima é linda!! Praias a perder de vista e aquele mar verdinho!!! Descemos uma trilha até a areia e caminhamos para as praias dos dois lados! Pena que, com toda demora pra chegar lá, a maré foi enchendo e não pudemos caminhar tanto quanto gostaríamos, pois em algumas praias a água já estava batendo nas falésias... A Val ficou chateada. Eu nem tanto pq, com o calor que estava fazendo e com a minha pele NADA acostumada ao Sol, ia pegar uma insolação na certa! Rs.. Para qualquer passeio pelas praias de Alagoas é super importante ter a tábua de marés em mãos, para aproveitar melhor os lugares e paisagens!! Outra coisa importante para quem vai às praias de Carro Quebrado em diante é levar água e coisinhas para beliscar pq lá não há qualquer tipo de comércio!

Voltamos para o carro e fomos até um mirante no alto das falésias de Carro Quebrado onde a vista é ainda mais bonita!! Depois descemos até a praia, caminhamos, tomamos uma água de côco gelada e em seguida fomos para a chamada Ilha da Crôa, já com a tarde querendo ir embora. Tomamos um merecido banho de mar, fomos até a ponta da praia e cruzamos um trecho cheio de árvores com raízes expostas até chegar em outra praia, onde deságua o Rio Santo Antônio, e vimos um lindo pôr do Sol!!! Voltamos para onde deixamos o carro e fomos experimentar o famoso bolinho de macaxeira com camarão!! Uma delícia!! Como o guia não havia demonstrado pressa nós ainda curtimos uma rede, bem tranqüilas, até anoitecer de vez! Só na volta ele soltou a pérola: _“Vcs fecharam a praia! Só teve uma outra pessoa que saiu (quase) tão tarde como vcs, mas isso foi há uns 03 anos!!” kkkkkkkkkkk... Coitado! Abusamos da boa vontade do menino!! Rs... A travessia da balsa foi rápida, pois o movimento maior era para entrar na ilha! Voltamos pra Maceió, jantamos um camarãozinho no Restaurante Parmeggiano, que foi bem indicado pela internet por ser bom e com preço justo, e fomos dormir cedo, pra aproveitar bem o dia seguinte!!


Fonte:
http://www.feriasbrasil.com.br/al/maceio/barradesantoantonio.cfm


free counters

9 comentários:

  1. Nooossssa, que paraíso, amo essa terra!

    ResponderExcluir
  2. Isso é legal demais...Que paciência...

    ResponderExcluir
  3. Muito legal não?!!
    Esse lugar é muito lindo mesmo!!
    Obrigada pela visita Daniele!

    ResponderExcluir
  4. As fotos dessa viagem estão cada vez mais bonitas! Que belas cores!
    Caprichou mesmo nessas, hem, Rê!
    Praias lindas e desertas em pleno carnaval... parece sonho...

    ResponderExcluir
  5. Valeu Rafael!!!
    É verdade!! Com esses cenários não tem como as fotos saírem ruins!! rs...
    Parece sonho mesmo!! Tá certo que a gente teve um "trabalhinho" pra chegar aí e fugir da muvuca, mas valeu a pena!! rss...
    Sossego total!!! :)

    ResponderExcluir