quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pico da Bandeira 2010 - MG/ES

09 a 11/07/2010

Fotos: https://photos.google.com/u/0/album/AF1QipNJbqJ1Lh3Z9n_x5QPEonC5c38LaSWLY-3pLSL0

Minha segunda vez no Pico da Bandeira!!!

Dessa vez fui com a galera da Turma do Xuxu!! Estávamos em 26 pessoas! A maioria foi de carro, mas eu e mais 8 resolvemos ir de ônibus, para evitar o cansaço da longa viagem (+/- 830 km) até o Alto Caparaó/MG!

Compramos as passagens na Itapemirim para o único horário diário com destino a Manhumirim (19:00 hrs - R$ 110,00), mas com o tumulto de véspera de feriado a saída do Tietê demorou muito e ainda enfrentamos trânsito na Marginal e na Dutra, o que atrasou bastante nossa viagem... Lá pelas 09:30 da manhã, quando todos no ônibus já estavam ficando impacientes, o Bob conversou com alguém e descobriu que poderíamos descer em Alto Jequitibá e pegar o ônibus (R$ 2,30) que passaria ali as 10:00 hrs, com destino a Alto Caparaó, evitando continuar viagem até Manhumirim. Foi o que fizemos!! As dez e pouco o ônibus passou perto do trevo da cidade, na frente da Casa Cardoso, ao lado do posto de gasolina. Em +/- meia hora estávamos no Caparaó!!

Fizemos um pit-stop na pousada da D. Alani que, como boa mineira, foi uma simpatia e nos serviu café e bolo enquanto arrumávamos as cargueiras!! Almoçamos no restaurante mineiro (R$ 10,00 por pessoa) e esperamos até as 13:00 hrs, quando o S. Natalino e o Robertinho chegaram com os jipes para nos levar até a portaria do parque e depois até o Tronqueira! Eu (que estava super fora de forma...) e mais alguns mandamos as cargueiras de mula até o Terreirão e outros carregaram as suas!! Em menos de duas horas e dez minutos chegamos no abrigo, nos instalamos e no fim da tarde vimos um lindo pôr do Sol atrás da Casa de Pedra!!!!

O pessoal que foi de carro começou a chegar, alguns grupinhos foram fazendo seus jantares comunitários e lá pelas 22:00 horas estávamos todos capotados, descansando para o segundo trecho da trilha até o cume do Bandeira!! Acordamos lá pela 01:00 da madruga e começamos a arrumar as coisas pra subida, que dessa vez foi bem mais cansativa pra mim, devido à falta de condicionamento!! Rs... Quanto ao caminho, é só prestar atenção e seguir as faixas ou setas amarelas pintadas nas rochas! Não tem muito erro!! Chegamos no cume lá pelas 05:35. O tempo estava completamente fechado e assim ficou pelo resto da manhã... NADA de nascer do Sol, NADA de visual das montanhas da região, NADA de mar de nuvens... Como eu já havia estado lá e presenciado um alvorecer maravilhoso não fiquei tão chateada, mas a galera ficou um pouco decepcionada... Uma pena... Mas como eu sempre digo, a montanha continua lá, pra gente voltar!! :)

O frio estava grande e não dava pra ficar uns minutinhos sem luva que os dedos “congelavam”!!! Ficamos um tempo no cume, para a sessãozinha de fotos e na esperança do tempo abrir, mas sem chance.. O pessoal começou a descer e eu e mais uma galerinha ficamos por último, fazendo um lanchinho e papeando! Eu comecei a descer com o Ricardo e a Vera, Edson, Gabris, Aninha e Paulinho foram em direção ao Pico Calçado, mas desistiram logo no começo, percebendo que não teriam visual nenhum... Chegamos no Terreirão lá pelas 10:40 e cada um foi tratando de comer e/ou dormir e alguns resistiram bravamente acordados até a noite, quando fizemos uma “reunião de cúpula” dos Xuxus!! Papo sério!! Rss...

Na madrugada, quando deu o horário da subida ao Pico começou uma falaria lá fora, o povo passando, alguns gritando e fazendo bagunça.. Como tinham 14 Xuxus no camping, em frente ao abrigo, deixamos a porta encostada e uns 4 ou 5 caras “invadiram” o abrigo a procura de um lugar quentinho pra ficar.. A Anne, o Marcus e eu levantamos pra ver o que estava acontecendo e explicamos que era preciso reserva para ficar ali. Eles pediram desculpas e saíram, mas o susto foi grande! Fiquei até com dor de cabeça depois! Rs..

No dia seguinte todo mundo acordou cedo, foi arrumando suas coisas e descendo pro Tronqueira! Os que estavam de carro queriam ir embora o quanto antes, para chegar cedo em São Paulo! Nós (do busão! rs) pudemos fazer as coisas com mais calma e paramos no Vale Encantado, com direito a tchibum dos mais corajosos! Chegamos no Troqueira as 11:00 hrs e embarcamos nos jipes, que já estavam a nossa espera! Almoçamos no Rest. Mineiro, fizemos umas comprinhas e tomamos banho na pousada da D. Alani, pra todo mundo viajar cheirosinho!! :) Às 16:00 horas pegamos o ônibus para Manhumirim, onde chegamos depois de uns 45 minutos de viagem e ficamos esperando o Itapemirim, que passaria por ali em torno das 17:40 hrs. Enquanto isso a Espanha ganhava a Copa do Mundo de 2010 e nós nem precisamos nos preocupar em perder a final, caso fosse com o Brasil!! Rss... Chegamos no Tietê às 08:30 de segunda-feira, nos despedimos e cada um se mandou pra sua casa ou trabalho!!

Com essa galera a trip só poderia ter sido perfeita mesmo!! Valeu pessoal!! :)

INFOS:

* Site do Parque Nacional do Caparaó, com as infos necessárias para a trip e o link para fazer a reserva no Parque: http://www.icmbio.gov.br/parnacaparao/

* Link para download de dicas, gastos, mapas, relatos e outras infos sobre essa trip: http://www.4shared.com/dir/7679632/1652ad7/sharing.html

* Em véspera de feriado há a possibilidade da Itapemirim colocar um ônibus extra p/ Manhumirim. Consultar http://www.itapemirim.com.br/ . Durante a viagem o ônibus faz umas 03 paradas. Um delas em um Graal e as outras em lanchonetes mais simples.

* Ônibus de Alto Jequitibá p/ Alto Caparaó (Viação Rio Doce) - R$ 2,30 - Fone: (33) 3321-2121 - http://www.viacaoriodoce.com.br/

* Pousada Serra Azul – D. Alani – Fone: (32) 3747-2674 - http://www.pousadaserraazul.com.br/

* Jipe do S. Natalino e do Robertinho (filho do S. Natalino). Fone: (32) 3747-2604 - R$ 100,00 por jipe (ida e volta) dividido em no máximo 05 pessoas.

* Mulas: R$ 50,00 (cada uma leva 04 cargueiras grandes, duas em cada cesto). Levam +/- 01:30 no trajeto do Tronqueira até o Terreirão.

* O Abrigo do Terreirão é uma construção bem simples em alvenaria, com 02 cômodos. Em um deles tem 03 “camas” de alvenaria (sem colchão) e bastante espaço no chão para as outras 09 pessoas permitidas. No outro cômodo tem um fogão a lenha, uma pia, uma mesa e bancos de alvenaria (R$ 10,00 noite/por pessoa). No camping R$ 6,00 noite/por pessoa.

* Ônibus de Alto Caparaó p/ Manhumirim (Viação Rio Doce) - R$ 3,80 - Sai as 16:00 hrs em ponto de trás da igreja católica de Alto Caparaó. Leva +/- 40 minutos de viagem. Dá tempo tranqüilo de chegar e esperar o Itapemirim que passa em torno de 17:40 na rodoviária.

* Fotos da minha trip de 2008, com nascer do Sol e belo visual do cume! Rs...

* Blog do Rafael, com outras dicas bem bacanas!

free counters

1. Nossa vazio !! quando estive ai tinha uma fila de carros parado rsss

2. eu acho que compensa muito mais ir de onibus...

e vc que ja foi de carro e bus Re ?

3. Senti falta de passar na pousada da Dna Alani, mas como fechamos um taxi direto de Manhumirim para a Tronqueira, acabou nem rolando!

4. Re, senti friosó de ver as fotos, rs! Mas sei que a galera sempre compensa qualquer trip né! :)

5. A Alani realmente é um encanto de pessoa, assim como o marido, o Valdir, que é quem faz os bolos. A pousada é simples mas super bem limpinha além de todo o carinho e hospitalidade de Alani e Valdir.

6. Re......................que linda foto....perfeita!!!

7. Rsrsrsrsr...a gente não é fraca , não...rs...

8. Só que faltou a minha :(, quem sabe da próxima...

9. Renata, muito legais as fotos e as informações. Parabéns.Beijos.

10. Verdade! :)
    A sorte é que o feriado era só em São Paulo!
    No domingo o estacionamento estava mais cheio!

11. Quase nada!! rsrs..
    Mas foi só começar a andar e ter que ir tirando os excessos!

12. Muito melhor de bus Raffa!!
    Não vale a pena o stress e o cansaço de dirigir muitas horas, mesmo que revezando a direção!
    Alguns tiveram uns "probleminhas" com os vizinhos desconhecidos, mas nada demais! rss..
    Era um roncando demais do lado de um dos meninos, outra que não parava de se mexer do meu lado, mas tudo bem!! kkkkk....

13. Que pena Carol!
    Foi bem legal conhecer a D. Alani!
    A receptividade mineira é sempre uma das partes boas das trips pra MG!! :)

14. Com certeza Carol!!
    A bagunça com a galera compensou até a falta de visual no cume! :)

15. Concordo plenamente Val!!
    Na próxima faço como o Alê, me programo pra passar uma noite na pousada!! :)

16. Com certeza Aninha!!
    Meninas super poderosas!!
    Como nós duas lá no Lago Gladys, no Roraima!! rs...

17. Verdade Marcos!
    Na próxima vc vai, quando eu me condicionar para fazer o Pico Calçado e o Cristal junto!! :)

18. Valeu Felipe!!
    Pra vcs aí do Rio é mais fácil ainda!! Metade da distância!!
    A nossa trip estava marcada com muita antecedência (por causa da reserva do abrigo) mas se for pra acampar dá pra ficar esperto com a previsão do tempo e curtir mais o visual!!
    Bjoss

19. Na próxima, se programe pra fazer a travessia do Parque. É imperdível. Vá até a Alani, contrate jeep pra te levar até o Camping Macieira (do lado do capixaba) pra acampar. No dia seguinte, caminhe até o Terreirão, passando pela base do Cristal (dá pra dar uma escapudela e subir ao pico sem mochila). Continuando, é obrigatório passar pelo Calçado, depois vem o Pico da Bandeira, e desce até o Terreirão pra um pernoite. No dia seguinte, desce até a Tronqueira, aonde o jeep pode estar esperando ou....
    Vá direto pra Alani, pernoite lá e sai o mais cedo possível, com mochila de ataque, no jeep, até o Camping Macieira. Faz a travessia num folego só. É a mesma distancia de fazer um sobe e desce ao Bandeira a partir da Tronqueira. Dá tempo de visitar o Cristal, o Bandeira e descer até o Tronqueira aonde o jeep estará esperando por vcs.
    Fica aí a idéia. O parque de Caparaó é lindo demais!!!

20. Kiko é um melro, que vem comer na mão, imita bem te vi, e é o xodó do Valdir e da Alani: http://valsanches.multiply.com/photos/album/44/44#photo=5

21. Val, adorei essa ideia de fazer a travessia num fôlego só! O pessoal que fui ficou bem animado pra fazer a travessia do Parque! Mas te confesso que acampar com aquele frrrrrio não me anima muito não, hahaha! Vou pensar na possibilidade, quem sabe pro ano que vem! :)

22. rsrs...
    Eu já prefiro a opção 1!! Nada de um fôlego só, pra quem não tem muito!! rss....

Adorei a idéia Val! Tenho vontade de fazer a travessia sim!! Achava que fosse mais complicada a logística, mas agora conhecendo o pessoal de lá fica mais fácil contratar o jipe, etc!

23. Ah!! Que legal!!
    Acho que a D. Alani me mostrou uma foto sua com ele então! :)

24. Será que foi uma Gralha Azul que deixou cair um pinhãozinho sem querer por ali?!! rss...