terça-feira, 10 de março de 2009

Monte Roraima!!! Sensacional!!!!

Oi pessoal!!!
Estou de volta à realidade!! A trip de 8 dias ao Monte Roraima foi perfeita!! Melhor impossível!!! Nao existem palavras para explicar o que é tudo aquilo lá!!! Realmente é um mundo perdido, ou melhor, outro mundo!!! A sensação de andar no topo é de estar em um filme e não no mundo real!!! Na verdade eu não estava "acreditando" muito que estava lá!! Não sei bem explicar isso!! rs..
O tempo conspirou ao nosso favor!! Quando precisávamos de Sol, lá estava ele!! Quando teríamos uma caminhada dura o tempo nublava e nosso cansaço era menor!! E assim foram todos os dias!!!
A trip começou super bem!!!
No dia 28/02, antes do vôo para Boa Vista, tínhamos algumas horas de espera em Manaus e fomos conhecer o Teatro Amazonas!!! Lindo!!! Fizemos um tour guiado pelo teatro e pudemos ver o ensaio da Orquestra Jovem de Manaus!!

Teatro Amazonas
Chegando em Boa Vista encontramos (eu, Rafael, Gabris e Alê) com a Aninha (que tinha ido em outro vôo) e fomos pegar o coletivo que nos levaria para Santa Elena de Uairén, na Venezuela! Viagem que leva +/- 03 horas, contando com a parada na fronteira para carimbar os passaportes!

                                                                          Fronteira Brasil / Venezuela

Já em Santa Elena nos hospedamos na Posada Michelle e fomos pra Mystic Tours para o briefing sobre a expedição ao Roraima! Depois de tudo explicado (nos mínimos detalhes) pelo Roberto Marreiro (dono da agência), acertamos tudo ($$) e fomos “almojantar” (muito tarde!!) um Pastiche (lasanha) na Kamadac Tours (agencia/bar/restaurante.. rss)!! Feito isso, preparação das cargueiras para o dia seguinte e cama!!!
No dia 01/03 lá estávamos nós +/- 10:00 hrs na agência para a partida, junto com + 3 cariocas muito gente fina que fariam a trilha em 6 dias só com 01 guia. Eles mesmo levaram suas barracas, comida, etc.. No nosso pacote estava incluída a alimentaçao e o carregador para nossas barracas!
Duas horas de estrada em um jeep até a aldeia de Paraitepuy e muita ansiedade!!! No caminho já é possível avistar e fotografar o Monte Roraima e já começamos a ouvir as histórias no nosso guia Marcos, um guianense que foi perfeito todo tempo, mostrando tudo que podíamos ver, contando “causos” e “lendas”, cozinhando muito bem e ajudando a todos, sempre que precisávamos, principalmente eu!!! Rss…
Prontos para o início da aventura! Ao fundo os montes Kukenan e Roraima!
O primeiro dia já foi complicado por causa do Sol e da ausência quase que total de sombra no caminho, cerca de 12 km! Sempre li que no primeiro dia o desnível era pequeno, ou que a trilha era plana, mas na verdade não é.. rss.. O desnível entre o começo e o fim do dia pode ser pequeno, mas o caminho é feito todo cruzando colinas, com subidas e descidas e tbém alguns trechos planos! Começamos a caminhada em Paraitepuy quase 14:00 hrs e chegamos no acampamento às margens do Rio Tek +/- 18:30 hrs. Montamos acampamento e fomos tomar um delicioso banho noturno no rio, com direito a céu estrelado e tudo!!
Segundo dia! Atravessamos o Rio Tek e o Rio Kukenan de uma maneira que ninguém esperava! Não foi de bota e muito menos descalços! Eu levei um tênis próprio para usar na água e nem sequer usei! rs.. Segundo a dica do guia teríamos que atravessar usando meias!! Isso mesmo!! Só meias!! E não é que foi essa foi umas das maiores "sacadas" da viagem?!! rss..  As meias "grudam" nas pedras e não deixam escorregar nas pedras lisas do rio!! Perfeito!!
Fica aí a dica para os trilheiros de plantão!! Meias para atravessar ou caminhar por dentro de rios!!
Porteadores atravessando o Rio Tek
Saímos do acampamento do Rio Ték +/- 09:00 hrs. Agora começou o perrengue!! Aproximadamente 820 m de desnível com cerca de 45° de inclinação. Não chega a ser um trecho muito íngreme, porém é subida o tempo todo, sem trégua! São +/- 10 km de uma "interminável" subida e a cada minuto o Monte Roraima ía crescendo cada vez mais aos nossos olhos!!!  Cheguei no acampamento base cerca de 18:20 hrs, “pregada” de cansaço!! Larguei a mochila, sentei no chão e não queria mais levantar! rs.. Só o fiz pq já estava começando a escurecer e não queria perder a chance de tomar um banho de rio com, segundo o Rafael, “água de degelo”!!! Rss… E realmente esse foi o banho mais gelado de todos!! O Rafael só "testou" a água e voltou pro acampamento do mesmo jeito que foi!! hahaha...
Nosso guia Marcos, quase chegando no acampamento base
A imagem mais marcante desse dia foi chegar no acampamento base e me deparar com aquele paredão gigantesco a minha frente!! Assustador!!!  Eu olhava e só enxergava uma subida MUITO íngreme pela floresta, na base da montanha, e depois a tão comentada Rampa que dá acesso ao topo, mais íngreme ainda!! Eu não queria olhar praquilo, para não ficar mais apavorada, mas era impossível não olhar!! Era uma imagem maravilhosa e estarrecedora ao mesmo tempo! Mas não tinha jeito!! O negócio agora era enfrentar a montanha que eu tanto queria conquistar!!
Noite boa de sono, mas sempre acordando e olhando as horas! Ansiedade!!
Chegou o terceiro dia!!! Desayuno, arruma mochila, coloca a bota, alonga e pronto!! 09:25!! Vamos enfrentar os aprox. 850 m de desnível até o topo do Roraima!!! Como dizia o guia para mim: Despacito!! Usted puedes!! Rss..
Acampamento base - início do terceiro dia
Subida íngreme desde o começo e eu sempre tomando muita água pra molhar minha boca sempre seca! Aproximadamente 02 horas de subida e lá estávamos nós, encostando a mão no paredão do Roraima!!! Uma parada em uma pequena queda d´àgua para encher o camel bak e nos preparar para a subida da rampa!
O paredão gigantesco a nossa frente
Os meninos e o guia indo sempre na frente e quando vimos estávamos eu e a Aninha sozinhas na trilha (os porteadores sempre fechando, bem mais atrás) e nos deparamos com o tal Paso de las Lágrimas! UAUUUUUU!!!! Uma big subida íngreme ao quadrado, com pedras soltas e molhadas a nossa frente!!! Não dava pra acreditar que tinha que ir por ali! De longe víamos os meninos, cada um em uma altura da subida e mais no alto os cariocas, que saíram antes de nós do acampamento! Pânico total! rss.. Até a Aninha se assustou quando viu a imagem! Mas não tinha jeito! Tinhamos que subir!! Rs… Esperei o Alex (porteador) chegar mais perto e falei: "No nos deixe solas, por favor!!!" Rs…
Mas na hora do “vamos ver” não foi nada fora do comum! Conseguimos passar tomando todos os cuidados para não escorregar nas pedras úmidas e soltas e lá se foi o Paso de las Lágrimas!! Depois o Marcos ficou fechando a trilha e nos acompanhou até o final!! Nos últimos metros eu olhava aqueles paredões e pedras gigantescos ao meu lado e não acreditava que eu estava lá, subindo aquela imensidão!!! O final foi muito difícil!!! Minhas pernas quase não tinham força para ultrapassar aquelas pedras altas do caminho final!
Mesmo exausta me diverti quando o Marcos achou, no final da subida, o sapinho famoso do Monte Roraima, que é um dos indícios que a divisão dos continentes aconteceu ali, por existir somente lá e na África!! Era um bebê segundo o Marcos, pq era muito pequenininho, quase micro!! Uma fofura!!! Até tive "coragem" de pegar na mão por um tempinho!! rs..
Com a cia. da Aninha e o Marcos sempre me dando uma força quando vi estava lá, no topo do Monte Roraima!!! Nem acreditei!! Os meninos já estavam lá a +/- uns 25 minutos quando eu e a Aninha chegamos!! Foi só comemoraçao!! Abraços, festa e claro, eu caindo em lágrimas!!! Rs…
No topo do Monte Roraima!!!!

E agora termino por aqui porque a lan está fechando e amanha cedinho partimos num avião Cessna para Canaima, e depois de barco até o Salto Angel, num tour de 3 dias e 2 noites!!!  Logo mando mais notícias!!
Bjos pra todos!!!!

24 comentários:

  1. Caraca meu, não tem como não se emocionar com cada linha do seu relato!

    Muito show!!!

    Queremos fotos rs.

    [ ]´s

    Rapha.

    ResponderExcluir
  2. Oi , querida companheira!!!! Espero que tudo siga indo bem com vocês , já que nossa expedição ao MR foi um sucessooooo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Perdi a oportunidade de fazer o Roraima quando lá estive. Agora, lendo seu relato, estou vendo que estou obrigado a voltar....

    ResponderExcluir
  4. Parabenssssssssssssss pela aventura....
    Showwwwwwwwwww

    Agurado por mais fotos. heheheheh

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Renata show mesmo, quero ver as outras fotos depois... to doido pra conhecer MR
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por mais esta conquista moça!
    Abraço e boas trilhas.

    ResponderExcluir
  7. Menina, que orgulho de vc!!!! Nothing can stop you now!!!
    Beijos e excelente "restante" de viagem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata, gde aventureira! Muito vibrante o seu relato. Assim vc deixa todo mundo de agua na boca, rss.... Parabéns pela aventura e estamos aguardando mais fotos pra "viajar" também.. Abraçaun

    ResponderExcluir
  9. Para quem quiser dar uma olhada em mais fotos de nossa expedição , estão aqui : http://flamboyant11.multiply.com/photos/album/50/50

    ResponderExcluir
  10. Uhuuuuuu Rê... isso aí! Adorei ler tudinho tudinho! Massa demais! :D
    Agora vou ficar ansiosa esperando as fotos, hehe!
    Beijossss!!!

    ResponderExcluir
  11. Rê..... que emocionante ler este relato vendo estas fotos.... nossa!!!!! que vontade de estar ali com vocês.... uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Maravilhoso mesmo... E Rê, minhas lágrimas também apareceram de emoção por vocês todos e especialmente por você... (afinal, me lembrei dos seus comentários antes de ir....rsrsrs você conseguiu, menina!!!!!!!!!!!!!!!!!! uhuhuhuhuhuhu)...
    Beijos a todos e feliz continuação .........

    ResponderExcluir
  12. Renata!!!!!!!!
    Que bom ter notícias suas!!!! E que belas notícias!!!! Belas fotos!! Parabéns viu!! Como o resto do pessoal, estou aguardando mais fotos!!!! bjos e mais emoções iluminadas pela nossa magnífica natureza!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Renata!!!
    Nossa, fiquei arrepiada com o seu relato!!!
    Parabéns!!!! Tô aqui morrendo de vontade...
    Bjão

    ResponderExcluir
  14. Valeuuuuuuuuu pessoal!!!!
    AMEI cada um dos comentarios, sem excessao!!! Pena que nao dá tempo de responder cada um deles, como deveria...
    Realmente essa trip vai ficar marcada como uma grande conquista e aos que tem vontade de ir só posso incentivar pq vale cada gota de suor derramada!!
    Bjos pra todos vcs!!!! :)

    ResponderExcluir
  15. Renata lindona!!!!!! UUhhhhúúúúúú!!! Altas trip!

    ResponderExcluir
  16. Uauuuu Re pirei nas imagens! não conhecia o lugar, é absoluamente lindo d++++
    Parabéns, maravilhosa sua viagem
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Oi Monica!!
    Legal que gostou!! O Monte Roraima é maravilhoso!!! Sem palavras!
    Quando voltar vou caprichar no album de fotos pra vc ver muito mais!!
    Valeuuu!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  18. Companheiraaaaaa....não vai voltar mais ??!! Rsrsrsrsrsrs...Saudades!

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkk...
    Minha companheira de perrengue!!!! Tudo bem??
    Tö quase ficando por aqui!! rss...
    O Gabris foi embora dia 23 e eu fui pra Medellin, onde passei 01 dia, depois fui pra Villa de Leyva, cidadezinha fofa onde fiquei 02 dias e caminhei váaaarios km pelos arredores, conhecendo os lugares! Quase me perdi sozinha!! haha... Ontem fui para Zipaquirá, ver a Catedral de Sal que é MUUUITO legal!! Tirei centenas de fotos!! rs.. E ontem a noite cheguei em Bogotá! Estava indo jantar sozinha quando um grupo de estudantes que estavam no Hostal me chamaram pra sair junto!! rs.. Foi divertido!!
    Hoje e manha vou rodar por aqui e vou tentar mudar meu voo pra amanha a noite!!
    Na volta faco os relatos com os detalhes!! Vamos ter muita história pra colocar em dia!!!
    Saudades!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  20. Ah li o relato agora...deu uma saudaaaaade...esse tempo nunca se apagará da minha memória..

    ResponderExcluir
  21. Gabris!!
    Nem fale!!
    Eu tbém leio e releio as vezes todos os relatos, e bate uma saudadona enorme da nossa trip!! Foi bom demais!!
    Bjoss

    ResponderExcluir