terça-feira, 14 de abril de 2009

Expedição Monte Roraima (2º dia)



free counters


02/03/09

Fotos: https://plus.google.com/u/0/photos/108083852764703570533/albums/5951164194044636065


Segundo dia!!!

Acordamos cedo e começamos a desmontar acampamento em meio ao ataque dos “devoradores” puri-puris, mosquitinhos semelhantes aos borrachudos, porém MUITO mais irritantes!!! Basta ter 1 cm de pele descoberto que eles encontram!! Rs... Uma semana tomando complexo B + Exposis preto (o repelente mais forte que eu conheço) foram inúteis pra mim!! Virei praticamente um desayuno para os puri-puris!! Rss...

Tomamos o café da manhã, ajeitamos tudo e saímos pra trilha às 09:10!! Este era o dia que eu mais temia!! 10 km de subidas ininterruptas, 820m de desnível e quase nenhuma sombra!!

Logo no começo atravessamos o Rio Ték usando uma “tática” desconhecida por todos nós!! Tirar as botas e atravessar o rio usando meias!! Isso mesmo!!! Elas aderem às pedras lisas de tal forma que nós ficamos admirados!!! Dá uma segurança enorme e em poucos minutos já estávamos na outra margem secando os pés e calçando as botas novamente! Eu na verdade não calcei! Rs.. Subi e desci a colina que separa o Rio Ték do Rio Kukenan de meias, para fazer a outra travessia!! Só depois calcei meias secas, a bota e estava pronta!

A subida do segundo dia não é tão íngreme, mas é looooonga!! Rs... O Sol muitas vezes se escondia por trás das nuvens, mas VÁRIAS vezes dava o “ar da graça” e nos castigava um pouco!! Eu olhava meu relógio e a altitude ía aumentando muuuuito lentamente, o que me fazia (de vez em quando) alterar o visor do relógio para mostrar somente as horas, na tentativa de parar de controlar quanto faltava para chegar no acampamento base!!

Fizemos uma parada para lanche depois do meio dia no acampamento militar, onde eu já cheguei exausta e nem liguei para a presença de uma cascavel a poucos metros de mim, atrás de umas pedras!! O pessoal falou pra eu não ficar ali, mas eu deitei em uma pedra plana para descansar e ninguém me tirava dali!! Rs... Só agora, olhando a foto do Gabris, percebo que não foi uma atitude muito razoável!!! Kkkkkk...

Almoçados e descansados partimos para o último trecho daquele dia! Foram mais 02:30 horas de uma mistura de sensações! Calor, cansaço, admiração em ver aquelas paisagens lindas e a montanha crescendo cada vez mais aos nossos olhos e vontade de chegar!!

As 16:30 chegamos no acampamento base! Eu larguei a mochila e me joguei no chão, de frente para o Roraima! Sentei olhando aquele paredão imenso e o percurso que me separava do topo!! Era uma subida bem forte por um trecho de erosão e floresta e depois a tão falada Rampa!! Tudo muito íngreme!! Eu pensava: “Não pode ser por ali...” (rs) e tentava não olhar para não ficar com mais “medo”, mas não conseguia tirar os olhos daquela imagem!! Era lindo demais e ao mesmo tempo assustador!! Que lugar maravilhoso!!

Passado esse momento fomos tomar o banho mais gelado da viagem em um riozinho mais abaixo do acampamento, em um trecho coberto por árvores, talvez por isso a água seja tão gelada a ponto dar a sensação de “amortecer” a pele da gente!! Rs...

Enquanto esperávamos o jantar ficar pronto eu arrumei um pouco da bagunça da minha mochila e a Aninha e Rafael tiveram um animado papo com os cariocas, que estavam acampados ali tbém!! Eles eram umas “figuras” e o papo sempre acabava em gargalhada!! Rs..
Depois do jantar cada um foi para a sua barraca descansar, esperando o que viria no dia seguinte!!!


Link para o próximo relato:

.
.


28 comentários:

  1. Que bobeira! Fiquei justo com o que não podia molhar...
    Bendito Marcos!

    ResponderExcluir
  2. Fala a verdade Rafael, vc estava com medo de cair na água....hahahaha

    ResponderExcluir
  3. Então o Rafael virou um pontinho escuro....rsrs

    ResponderExcluir
  4. Eu, com esse joelho condromalacento aguento uma pegada dessa Rê!? :P

    ResponderExcluir
  5. hehe...
    Pois é!!
    A primeira coisa que coloquei no estanque e mandei pelo Marcos foi a câmera!! rss..

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol!
    Então... Na subida meu joelho aguentou numa boa, mas a descida foi um pouquinho complicado.. rs..
    Os +/- 1650m de desnível que subimos em 02 dias a gente desceu em 01 dia só!!! O bastão ajudou muito, mas cheguei no acampamento do Rio Ték com uma dorzinha "considerável".. rs..
    Mas pensando agora com certeza valeu a pena!! E acho que vc aguenta sim!!! :)
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Lindo né?? É impressionante ver os detalhes desse relevo!

    ResponderExcluir
  8. ele caiu? caramba, mas qdo eu fui tava inteiro, de pé, normal... hahaha

    ResponderExcluir
  9. Nada!!! Dá uma segurança danada!! A meia ¨gruda¨ na pedra!! :)

    ResponderExcluir
  10. rss.. verdade!! Vc anda, anda e não chega!!

    ResponderExcluir
  11. Ixe.. já pensou.. a meia gruda na pedra, vc gruda na meia.. dai começa a tocar uma musiquinha de suspense e vc olha no horizonte e vem vindo um navio direto de roraima pelo rio... hahahahaha

    ResponderExcluir
  12. hahahaha... Tipo cena de carro que não dá partida em cima de trilho de trem, né? rss...

    ResponderExcluir