sábado, 18 de abril de 2009

Expedição Monte Roraima (3º dia)















free counters


03/03/09

Fotos: https://plus.google.com/u/0/photos/108083852764703570533/albums/5951237946061380673


Chegou o tão esperado dia!!!!
Estar no topo do Monte Roraima estava tão próximo de acontecer, mas ao mesmo tempo tãaaao looonge!!!

Amanheceu o dia e saí da barraca para dar uma olhada lá fora! O Kukenan estava lindo como sempre, com um solzinho batendo e brilhando em seus paredões!! E o Roraima!! Ah... O Roraima!! Lá estava ele, imponente e majestoso com seu paredão gigantesco e a tão famigerada Rampa à nossa espera, nos “chamando”!!! rs...

Melhor não olhar muito!! Rs... Tratei de arrumar minhas coisas e tomar o café rapidinho!!! Hoje teria que caprichar nos alongamentos para que meu joelho “avariado” não “reclamasse”! Rs... A distância era curta! Somente 2,5 km até o topo do Roraima + 0,5 km até o Hotel Índio, porém íngreme!! Às 09:25 estávamos todos prontos e o Marcos tirou a fotinho oficial para registrar nossa partida rumo ao topo do Mundo Perdido!!

Descemos alguns minutos até o riozinho (onde tomamos o banho gelado no dia anterior) e logo depois dali começou o perrengue, digo, a subida!!! Rs.. Logo estávamos no trecho de erosão que víamos do acampamento!!! Pensei: “Prepara as pernas Renatinha, não vai ser moleza não!!!”

Desde o começo a subida é bem íngreme, por “degraus” de terra e pedra. Passado esse trecho entramos na mata, o que foi bom, pois não tínhamos o Sol para nos castigar, porém a subida continuava íngreme, agora com muitas pedras pelo caminho!!! E assim foi por 02 horas e 15 minutos, quando chegamos na parede do Roraima e paramos para descansar e encher nossas garrafas com água fresquinha de uma pequena queda no paredão!

Voltamos a caminhar e da base da Rampa para cima a subida não é contínua. São 03 sobes e desces pela mata, beirando o paredão, até o trecho da subida final que leva ao topo! Nesse trecho os meninos dispararam na frente. Eu fui ficando mais lenta do que o normal (rs) e a Aninha foi andando comigo, um pouco à frente!! Foi aí que a ouvi levando um susto!! Pensei: “Ai meu Deus!! O que será??” rss... Dei mais alguns passos e foi a minha vez de levar o susto, porém eu soltei um belo e espontâneo palavrão, coisa que não é muito normal pra mim!!! Hahahaha... Digamos que foi um: “Caraaaaaca!!!!” rss... Era o tão comentado Paso de Las Lagrimas!!! Uma subida MUITO íngreme, coberta de pedras úmidas e soltas!! Pra piorar a situação a gente via os meninos e o guia subindo lá looonge, minúsculos, um em cada altura, e os cariocas (que tinham saído antes do acampamento) estavam um pouco mais acima! Falei pra Aninha: “Eles não esperaram a gente pra subir!!!” Isso pq o guia havia dito que neste trecho ía nos ajudar!!! hahaha... Agora eu dou risada, mas na hora... Rs...

Bom, o negócio era enfrentar!! Fizemos uma pequena descida para começar a subir! O Alex (porteador), que estava fechando a trilha, chegou perto da gente e eu falei: ”_Alex, não nos deixe sós!!” rsss.. Começamos a subida e vimos que não era nenhum “bicho de sete cabeças”!! Era só se concentrar, ir devagar e ver bem qual a melhor pedra para pisar, que não estivesse tão lisa ou solta! E assim deixamos o Paso de Las Lagrimas para trás!!!

Segundo o dono da agência este nome se deve às pessoas que chegam neste ponto e choram de medo para passar por ali!! Rs... Na verdade as “lágrimas” são algumas pequenas quedas d´água que caem bem neste trecho, deixando as pedras úmidas e lisas, dificultando um pouco a passagem! Como fomos em época de seca levamos sorte até nisso! As poucas “lágrimas” que caíam deixavam as pedras mais lisas, mas tbém serviam para nos refrescar!! Num momento eu parei, olhei pra cima e deixei as águas caírem no meu rosto!! :)

Neste ponto minhas pernas já começaram a perder a força e a subida final da Rampa foi mais complicada! Eu dava alguns passos, subia algumas pedras e tinha que parar uns segundos, pra daí continuar! Mesmo assim eu fui o tempo todo bendizendo os quase 02 meses de academia que eu fiz antes da trip!! Sem isso minhas pernas teriam “sofrido” um pouquinho mais!! Rss...

Foi aí que o Marcos achou em umas pedras o famoso sapinho do Roraima!! Era minúsculo!! Segundo ele era um bebê!!! Muito fofo!!! Pretinho e com a pele toda “crespinha”!! Como eu já havia lido ele não pula, só se arrasta, o que facilita pra pegar e tirar dezenas de fotos!!! Hehehe...

Passada a distração com o sapinho, continuamos a subir!! ”_Falta pouco!”, dizia o Marcos!! Agora estávamos bem alto e as nuvens já estavam à nossa volta dificultando a visão no trecho final, porém criando um clima de suspense!! A paisagem começou a se transformar e começou a esfriar!! A vegetação foi ficando diferente, e foram aparecendo rochas gigantescas de cor escura e formatos inimagináveis, típicas do topo do Roraima!! Eu parava e olhava, meio que sem acreditar que estava chegando lá!! Mais uns passos e, quando vimos, estávamos no topo!!! Que maravilha!! Que sensação boa!!!

Encontramos os meninos, que estavam nos esperando, e nos abraçamos pra comemorar!!! Eu, CLARO, chorei!!!! Rs... Quem me conhece sabe que isso não é nada difícil de acontecer e estar lá em cima era um BOM motivo!!! :)

Passada a emoção e tiradas as fotos para posteridade caminhamos uns 40 minutos até o Hotel Índio, onde dormimos a primeira e a quarta noite no topo! Os hotéis do Roraima são formações rochosas com cavidades onde os grupos montam acampamento para se proteger do tempo! O frio estava “pegando” e quando chegamos lá em cima os porteadores já estavam preparando um chá quentinho para tomarmos!!

Largamos as coisas e para aproveitar o final da tarde fomos conhecer um dos Vales de Cristais que existem no topo! Quase noite voltamos para o hotel e aguardamos o jantar ficar pronto, famintos depois de tanto esforço!! Foi aí que apareceu o Gabris contando (para desespero do Alê) que tinha acabado de ver um escorpião na frente da sua barraca!! O guia disse que eles ficam embaixo das barracas a noite por causa do calor e o Alê, depois de perceber que havia deixado uma fresta na porta, não sossegou enquanto não revistou cada milímetro da barraca antes de dormir!! Rs...

Assim, todos “caíram” cansados em seus isolantes térmicos, para se recuperar para o dia seguinte, que tbém não seria fácil!!


Link para o próximo relato:

.
.
.

27 comentários:

  1. Rê, seu relato é lindo e emocionante.... a gente sabe da dificuldade, mas sabe mais ainda como é o sentimento da recompensa de conseguir!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Quase encheu o vale de lágrimas de verdade? :P

    ResponderExcluir
  3. Não tem nada melhor que um rango quentinho depois de um dia de canseira né Rê!
    Nós aqui passamos os 3 dias do feriado à base de macarrão tb, hahaha! Agora não aguento nem ver na minha frente! rs! :P

    ResponderExcluir
  4. Valeu Carol!! Brigada mesmo!!
    É verdade!! O fato de estar lá no alto compensa TUDO!!!
    E eu tenho que agradecer à vc e à minha irmã que foram as principais incentivadoras pra eu voltar pra academia antes da trip!!! As duas profs de Ed. Física que eu pedi “consultoria”!! hehe...
    Valeuuu!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. rsrs... O que eu chorei lá em cima deve ter inundado tudo aí!! :)
    Coitados dos que passaram depois!! rss...

    ResponderExcluir
  6. rsrs.. Verdade!! Energia pro dia seguinte!!
    Mas de massa eu não enjôo não!! :)

    ResponderExcluir
  7. Eu quero é saber se vc ainda vai continuar firme na paçoca na academia? rs!
    Olha lá hein... próximas trips virão... o Everest que aguarde! Hahahaha!
    Beijãaao!!!

    ResponderExcluir
  8. Pô Renata, esta viagem foi incrivel... dá vontade de estar lá rs
    Muito legal!!

    ResponderExcluir
  9. Incrível essa imagem!!!
    Parece impossível subir a parede!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ildemar!!
    Verdade!! Foi incrível mesmo!!!
    Uma coisa te digo!! Se planeje e vá!! Como disse um menino pra mim no orkut esses dias, essa é uma das "coisas que seus olhos tem que ver antes de morrer"!! rs..
    E se precisar de dicas é só falar!!
    Abs!

    ResponderExcluir
  11. Parecia impossível mesmo né Rafael??!! rs..
    Pena que a imagem não demonstre a real imensidão do lugar..

    ResponderExcluir
  12. Po, se não tomar cuidado, acaba pisando no sapinho, de tão pequeno, né?

    ResponderExcluir
  13. hehe.. Verdade!! É muito tiquinho!! Do tamanho de uma unha! rs..
    No começo só o guia conseguia enxergá-lo no meio das pedras e vegetação, mas esse aí foi o Rafael mesmo que achou!! :)

    ResponderExcluir
  14. rss... Tomara que as lágrimas deixem vcs passarem fácil, fácil!!

    ResponderExcluir
  15. num vale ficar assustando o Rex.. hahaha... foi tranquilo, Rê!

    ResponderExcluir
  16. meio totalmente sujo este acampamento né

    ResponderExcluir
  17. Nossa, na sua foto ele parece bem maior! hehe

    ResponderExcluir