quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Pq. Nac. Aparados da Serra - Cânion Itaimbezinho



26/06/2011

Saímos de Antônio Prado às 09:30, c/ uma chuvinha fina, e pegamos a estrada RS-122, c/ destino à Cambará do Sul!!
Nessa região tbém "esqueça" o GPS pq ele "se perde" e "se acha" inúmeras vezes e nos momentos que ele estava "on" a gente tinha receio de confiar 100% nele! rss...
Paramos para abastecer em um trevo antes de chegar em Caxias do Sul e pedimos informações sobre o caminho. Segundo o frentista tínhamos que voltar um trecho na estrada que viemos e pegar uma saída à direita, p/ passar em cima de um viaduto que corta a RS-122. Fizemos isso e seguimos viagem, porém o GPS começou a nos mandar voltar... Paramos em outro posto e realmente estávamos indo p/ o lado errado... Na verdade tínhamos que pegar a saída que o primeiro frentista informou, mas NÃO passar por cima do viaduto, e sim seguir a estrada, à direita, pela RS-453, sentido Lajeado Grande.
Essa é a Rota do Sol. Estrada em boas condições e praticamente reta, porém nenhuma sinalização indicando Cambará do Sul, o que nos fez ficar com uma "pontinha" de incerteza até chegarmos ao trevo de acesso a Cambará, aonde vimos a primeira placa indicando a cidade!! Esse trecho na RS-453 tem +/- 100 km. Depois é só seguir direto até Cambará.

Chegamos 12:50 na cidade e fomos até a Pousada Pôr do Sol (http://www.pousadapordosol.tur.br/). Nos instalamos e fomos procurar algo p/ comer rapidamente, por causa do horário limite (15:00 hrs) de início da Trilha do Cotovelo, que eu queria muito fazer! Nos indicaram ir até o CTG, onde encontramos um buffet c/ várias opções de carnes (algumas até exóticas), pratos quentes, salada e sobremesa. Custou R$ 18,00 por pessoa (livre) + a bebida. Na saída nos convidaram p/ participar da Festa Junina que seria a noite!!
Pegamos o carro em direção ao Pq. Nac. Aparados da Serra e logo que entramos na estrada de terra me dei conta que faltava meia hora para encerrar o horário da Trilha do Cotovelo e tínhamos 18 km de estrada de terra pela frente!! Pisei fundo e nem quis saber do “pobre” do carro alugado, nem nas consequências que poderíamos sofrer! Rss.. A Dani se agarrou na porta do carro e deve ter ido rezando até lá!! Rss.. Isso tudo pq o Parque só funciona de quarta a domingo, então esse seria o único dia possível p/ visitá-lo!!

Na portaria do parque pagamos a entrada (R$ 6,00/pessoa) e o estacionamento (R$ 5,00/carro) e a primeira coisa que a menina falou foi que o horário da trilha tinha encerrado! Era exatamente 15:00 hrs! Claaaaaaro que dei uma “chorada” pra ela, mas ela disse pra eu conversar com o guarda-parque... Chegando no início da trilha (15:10) lá estava ele, que logo veio falando que estava fechada.. Usei todos os argumentos possíveis, falei que fui de SP até lá só pra isso, blá, blá, blá e claro que ele deixou!! Rss.. Mas com a condição que eu fosse só até o primeiro mirante, o que levaria uns 45 min só de ida. A Dani preferiu não ir, então “engatei a primeira” e fui!! Cheguei no mirante em 28 minutos!!! Foi bom pra aquecer um pouco, pq o frio era grande demais!! Tinha bastante vento e um pouco de neblina, mas dava pra ver o Cânion todo!! Muito lindo!! Aqueles paredões gigantes e o rio lá no fundo, looonge!! Ali eu conversei com um casal (Eduardo e Michele, que depois fui ver que estavam na mesma pousada que eu!) e eles me disseram para ir até o segundo mirante, pq era perto! De lá a vista é totalmente diferente e linda tbém!! Nessa hora vi que tinha outro casal mais pra frente, em um terceiro mirante, e me mandei pra lá! “Foi-se” a promessa que eu fiz pro guarda-parque! Kkk... Outro visual de encher os olhos!! Fiz inúmeros cliques e só não fiquei mais pq era a última pessoa ali e tinha horário pra voltar... Às 16:54 eu estava na sede do parque, que fecha as 17:00! Perguntei para o guarda se poderia ir até um trecho da Trilha do Vértice e ele deixou, mas só fui até o primeiro mirante, pq a Dani estava me esperando no carro todo esse tempo..

Voltamos para a cidade e o termômetro da praça marcava 1ºC às 18:40! Na pousada foi difícil tomar coragem p/ entrar no banho! Eu que não sou friorenta tremia de frio dentro do quarto!! E a Dani nem se fala! Rs..
A noite saímos para jantar tarde e resolvemos ir na galeteria O Casarão (http://www.galeteriaocasarao.com.br/) . Gostamos do ambiente e do atendimento do dono do lugar. Pedimos o buffet mais simples, que tinha massas, saladas, pão caseiro, sopa de capeletti, polenta brustolada e queijo servidos na pedra e sobremesa por R$ 25,00 + bebida. O sagu era vinho puro!! Como o proprietário brincou, se comer não dirija!! Rsss... Delicioso!!

Depois fomos até o CTG para ver um pouco do Arraiá gaúcho e o nosso primeiro dia em Cambará acabou assim! Com cada uma tremendo de frio embaixo das suas cobertas!!! :) :)

PS. As fotos não ficaram “lá essas coisas” por causa do tempo nublado e às vezes uma garoinha fina, e pq eu não soube regular a câmera para essa situação... :(
O lugar é maravilhoso e as fotos não transmitem nem de longe a grandiosidade daqueles paredões!!!
Já estou tentando me programar para fazer a Trilha do Rio do Boi, que segue o rio lá no fundo do cânion!! Deve ser uma experiência maravilhosa!!! Até sondei para fazer, mas no inverno eles dizem que não é indicado.

PS 2. Recomendo a Pousada Pôr do Sol! Quartos limpos, ótimas cobertas e calefação (muito importante por lá! Rs..), café da manhã caprichado e Wi-Fi grátis (nos quartos de cima quase não tem sinal). As diárias em Cambará do Sul não são nada em conta, e ainda fomos na alta temporada, mas como chegamos no domingo a tarde (pós feriado de Corpus Christi) nós pagamos R$ 50,00 por dia/por pessoa. A maioria custava mais que isso!



* Parque Nacional de Aparados da Serra
Aberto para visitação de terça a domingo, das 8h às 17 hrs, com entrada a R$ 8,00 por pessoa (valor Fev/2016)

http://www.cambaraonline.com.br/index.php/infos/pagina/o_que_fazer/parques_e_canions/canion_itaimbezinho

.
.
free counters
Free counters

3 comentários:

  1. Saudades de lá! O portal na entrada é novidade para mim...

    [ ]s

    ResponderExcluir
  2. Até eu já estou com saudades de lá Gil!!! :)
    E tenho sempre que te agradecer por todas aquelas ótimas dicas!!!

    Eu achava que o portal já era antigo!!

    Abs!!

    ResponderExcluir
  3. O mesmo acontetceu comigo, mals saí já queria voltar... rsrsrs

    Esses portais viraram moda, muitas cidades e distritos turísticos aderiram. Cambará do Sul mudou muito com a chegada do asfalto, eu gostava mais antes. Nas três primeiras vezes em que estive lá (1975, 1986 e 1998) a cidade era mais primitiva, lembrava uma cidade do Velho Oeste americano. Em 2001, com o asfalto já próximo, começou a mudança, que se acentuou quando voltei, em 2009.

    ResponderExcluir