quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Pq. Nac. da Serra Geral - Cânion Fortaleza



27/06/2011

Nesse dia o frio “não nos deixou” acordar muito cedo!! Rss..
Tomamos o café da manhã sem pressa e encontramos na pousada o casal (Eduardo e Michele) que eu havia conversado no dia anterior lá no mirante do Itaimbezinho!
As 10:30 saímos para ir ao Cânion Fortaleza e antes demos uma passada na praça pra ver a temperatura! O Sol estava forte, mas fazia 5ºC!!!

A estrada para o Pq. Nac. da Serra Geral é a continuação da avenida principal de Cambará! São +/- 23 km para chegar até o parque. No começo há um trecho asfaltado, mas logo vira uma estradinha de terra com belas paisagens por todo caminho! O dia estava lindo!!! As nuvens estavam formando desenhos diferentes no céu, e só depois fui saber por quê!

Chegamos quase 11:40 na portaria e o guarda-parque veio falar com a gente. Nos pediu para ter muito cuidado nos mirantes, pois o vento estava muito forte naquele dia!! Só que eu não imaginei que esse “muito forte” era MUITO FORTE meeeeeesmo!!!

Rodamos mais uns 4 km até chegar ao local de estacionamento e eis que quando fui abrir a porta do carro, quase fico sem ela!!! A porta abriu com tamanha força que eu achei que tinha amassado a lataria do carro alugado! Ao mesmo tempo a Dani teve um acesso de riso ao ver meus cabelos voando pra fora do carro e correu pegar a câmera pra registrar a cena!! Rss...
O frio era enorme e quando sai do carro para ver se tinha estragado a porta tive que usar as duas mãos e muita força para conseguir fechar!
Logo em seguida meu gorro voou e eu saí correndo atrás! Nisso estava chegando o carro do casal da pousada, que deram boas risadas com a minha cena atrás do gorro!

Eu e a Dani fomos andando em direção a uma borda do Cânion, mas até andar era difícil! Nunca tinha visto um vento daquele!! A Dani não aguentou o frio e voltou para o carro e eu fui até o mais próximo da borda possível, mas dava medo chegar muito na beira e ser jogada pelo vento!!
Depois decidi subir o mirante principal e a Dani preferiu ficar no carro. Conversei com umas pessoas que estavam no estacionamento e tinham desistido da subida na metade do caminho por causa do vento!!
Lá fui eu sozinha, andando devagar, do jeito que o vento deixava! No começo da subida o Eduardo e a Michele me alcançaram e fomos subindo meio juntos! Dois casais que estavam descendo nos avisaram que tinha um trecho que era bem difícil ultrapassar, mas que se passássemos dali, conseguiríamos chegar no final! E não deu outra! Chegamos “onde o vento faz a curva” (rs) e quem disse que eu conseguia sair dali???
O Eduardo e a Michele se bateram um pouco, mas engancharam os braços e conseguiram passar, e eu levei um bom tempo “me batendo”, sendo jogada pra fora da trilha, quase caindo no chão e tentando proteger a câmera, que eu havia levado sem o case lá pra cima.
Foi um sufoco! Nunca tinha passado por uma situação daquela e não estava acreditando que não podia controlar meus passos!! Mas aos poucos fui conseguindo e continuei!! Ufa!
Nesse trecho, mesmo sendo cerca de 13:30 e ter Sol, haviam pequenas placas de gelo pelo caminho!! Consegui chegar lá no mirante, tirei umas (poucas) fotos e resolvi descer com eles, pq dava medo mesmo de ser jogada longe, ou cânion abaixo!!
A descida também não foi fácil, mas em alguns trechos fui enganchada com eles e em outros eu soltava, pq dava medo de, nas rajadas de vento, tropeçar nas pedras ou touceirinhas do caminho e ir pro chão com a câmera!
Quando chegamos lá embaixo, já na parte plana, veio outra rajada de vento tão forte que nós três foram pro chão e ficamos esperando diminuir pra levantar e continuar andando!! Caraca!! rss...Impressionante!
Entre subida e descida levei mais ou menos uma hora e quinze minutos pra voltar pro carro e a Dani estava me esperando, louca pra ir ao WC e pra almoçar! Ali na região do estacionamento não tem nenhuma infra-estrutura, e WC somente na portaria do parque! Voltamos pra Cambará e achamos uma lanchonete simples pra fazer um lanche, pq àquela hora até o CTG já estava fechado! Depois fomos até a Casa do Turista (que fica mais pro final da Avenida principal, do lado direito) pra pegar algumas infos de lugares pra conhecer e resolvemos ir até a Cascata dos Venâncios, só que não nos tocamos da distância (23 km) e muito menos que uma boa parte seria em estrada de terra também! Quando chegamos lá já eram 17:00 hrs e encontramos tudo fechado... Valeu pelo pôr do Sol na estradinha!

À noite, depois que tomamos coragem para sair no frio novamente, fomos tomar um delicioso Creme de Ervilha no pão, na “Cantina Menegolla”, e voltamos pra “toca”! rss..


* Link do vídeo que mostra um pouco da força do vento naquele dia!
http://remaciel-on-the-road.blogspot.com.br/2011/07/canion-fortaleza-vencendo-o-vento.html


Dicas:

* Parque Nacional da Serra Geral
Aberto para visitação de segunda a domingo, das 8h às 17 hrs, com entrada gratuita.
http://www.cambaraonline.com.br/index.php/infos/pagina/o_que_fazer/parques_e_canions/canion_fortaleza

* Cantina Menegolla - Av. Getúlio Vargas, 1719.

* Lugar legal pra tomar um lanche ou um chocolate quente é a “Padaria e Confeitaria Dois Irmãos”, que fica na Av. Getúlio Vargas, 1.369 (principal) em frente ao Supermercado Pioneiro.


free counters

11 comentários:

  1. É lindo!!!
    E só estando lá pra ter ideia da dimensão desses paredões!

    ResponderExcluir
  2. rsss.. Pois é!
    Esse dia só rolou um chocolate quente!

    ResponderExcluir
  3. rsss... Como disse a Vera, parece que eu estou saltando de um avião! rss.

    ResponderExcluir
  4. Re, me diz uma coisa, tem maneira de fazer um trekking lá por baixo, sem a necessidadede um guia, ou você acha complicado? Tem operadoras em Cambará? Este parque tá na lista faz tempo...

    ResponderExcluir
  5. Oi Gibson!
    É obrigatório guia para fazer a Trilha do Rio do Boi sim..
    A trilha não tem como ter erro (rs) mas como é toda feita no leito do rio, atravessando várias vezes, eles exigem o guia, por conta de possíveis acidentes nas pedras, etc..
    Quando passou no Extremos uns meses atrás eles abortaram a trilha no meio pq tinha risco de tromba d´água, acho que por isso tbém eles devem exigir..
    Quando chove eles disseram que tem que esperar uns 3 dias pra poder fazer!
    Eu peguei esses dois contatos de guia lá em Cambará! Quero fazer tbém!! Lá de cima é maravilhoso, imagino estando lá dentro do Cânion!!
    http://www.canions.tur.br/
    http://www.coioteadventure.com.br/site/

    ResponderExcluir
  6. Oi Gibson!
    É obrigatório guia para fazer a Trilha do Rio do Boi sim..
    A trilha não tem como ter erro (rs) mas como é toda feita no leito do rio, atravessando várias vezes, eles exigem o guia, por conta de possíveis acidentes nas pedras, etc..
    Quando passou no Extremos uns meses atrás eles abortaram a trilha no meio pq tinha risco de tromba d´água, acho que por isso tbém eles devem exigir..
    Quando chove eles disseram que tem que esperar uns 3 dias pra poder fazer!
    Eu peguei esses dois contatos de guia lá em Cambará! Quero fazer tbém!! Lá de cima é maravilhoso, imagino estando lá dentro do Cânion!!
    http://www.canions.tur.br/
    http://www.coioteadventure.com.br/site/

    ResponderExcluir
  7. Ah! Só que a Trilha do Rio do Boi é feita no Cânion Itaimbezinho! :) O começo é em Praia Grande/SC, que fica a uns 40 km de Cambará!

    ResponderExcluir